Após a canonização dos 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu no dia 15 de outubro, no Vaticano, pelo Papa Francisco, São Gonçalo do Amarante volta a ser palco de grandes eventos em torno dos colonos mortos em 1645 por holandeses. Com programação diversificada com missas e shows, com destaque para a "Cantata dos Santos Mártires", a cidade tem três dias de espetáculos, sendo esta sexta (27) e sábado (28) no Santuário de Uruaçu, e, no domingo (29), no Patamar da Igreja Matriz do município.
O espetáculo foi apresentado à imprensa, autoridades e convidados na noite dessa quinta-feira (26). O Ensaio Geral emocionou os presentes, que ficaram encantados com a grandiosidade da encenação. "Após ter participado da cerimônia no Vaticano, estou vivendo novamente uma grande emoção. Parabéns aos nossos artistas da terra, costureiras e todos os profissionais e secretarias municipais e estaduais envolvidos. Está lindo e tenho certeza que todos que assistirem, vão se sentir orgulhosos dessa grande homenagem que estamos fazendo aos santos potiguares", disse o prefeito da cidade, Paulo Emídio.
A Cantata reconta a história dos colonos de Cunhaú e Uruaçu, na capitania do Rio Grande do Norte, que foram massacrados durante as invasões holandesas no século XVII. Alguns registros históricos apontam que o mercenário alemão Jacob Rabbi, a mando dos holandeses que tomaram Natal em 1633, tinha a intenção de convencer os padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira a se converterem ao calvinismo.
Com direção geral da coreógrafa Diana Fontes, a Cantata para os Santos Mártires tem roteiro e direção musical do renomado músico Danilo Guanais, que baseia o espetáculo em escritos dos pesquisadores padre Antonio Murilo de Paiva e monsenhor Paulo Herôncio de Melo. Conta ainda com produção executiva de Danielle Brito; figurino de Riccardo San Martini; assistência de direção e produção, Gleydson Almeida e Flávio Henrique e projeção mapeada de Wilberto Amaral.
Atores maioria de São Gonçalo e coral ensaiaram desde o início de outubro em ritmo frenético para ficarem afinados com a história do massacre. A Cantata é patrocinada pelo Governo Cidadão, via Banco Mundial, e envolve várias secretarias como Sethas, Setur, Fundação José Augusto, além do apoio da Prefeitura de São Gonçalo e Arquidiocese de Natal.
SERVIÇO:
Sexta
Local: Monumento dos Mártires de Uruaçu
19h Cantata dos Santos Mártires
Sábado
Local: Monumento dos Mártires de Uruaçu
7h Reunião da Juventude
10h Missa Padre João Maria
12h Missa Padre Antônio Murilo Paiva
14h Show com Fátima Santos
15h Show dos Cantores de Deus
17h Concelebração presidida pelo Arcebispo Emérito de SP, Cardeal Cláudio Hummes
19h Cantata aos Santos Mártires
Domingo
Local: Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante
16h Procissão Solene de São Benedito (patrono da cidade)
17h Santa Missa
19h Cantata dos Santos Mártires