Alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Luís de França Lima tiveram uma experiência diferente na manhã da última terça-feira (10). Acompanhados de pais e educadores infantis, eles visitaram a Secretaria Municipal de Educação SME de São Gonçalo do Amarante/RN onde entregaram ao secretário Abel Soares Ferreira e à coordenadora, Cristina, cartas produzidas coletivamente.
Os documentos, fazendo reivindicações de brinquedos e jogos, fizeram parte de uma atividade extra-classe, que compõe uma seqüência de atividades realizadas a partir do projeto Práticas de letramento na Educação Infantil, idealizado pelas educadoras Nitalma das Chagas, Elizama Bezerra, Fabiana Andrade e Gleice Ferreira.
Segundo explicam, a utilização do gênero Carta faz parte das orientações dadas pela coordenação da Educação Infantil, nas quais o trabalho com leitura e escrita já priorize os gêneros textuais. O trabalho teve por objetivo aproximar as crianças dos diversos gêneros textuais, garantindo a estas o direito de expressar suas necessidades e desejos, e, ainda, observar a compreensão das crianças de 4 e 5 anos de idade no que se refere à função social da escrita.
O secretário Abel Neto ficou feliz com a visita e disse que para ele foi uma honra participar desse projeto, comprometendo-se com as crianças a analisar tais pedidos. "Parabenizamos a todos os envolvidos na iniciativa de proporcionarem as crianças pequenas oportunidades de conhecerem outros espaços e assim ressignificarem saberes", disse o gestor. Ao saírem da SME, seguiram roteiro de visitas aos Correios e ao Museu Municipal Séphora Bezerra.