O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) é direcionado à comunidade de São Gonçalo do Amarante com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.
O acesso ao CAPS AD Edcarlos Gomes da Fonseca ocorre através de demanda espontânea, sem agendamento prévio ou mesmo por encaminhamentos da rede de serviços de saúde (unidades básicas de saúde, hospitais e ambulatórios), da rede de assistência social, justiça ou conselho tutelar. O centro busca desconstruir a idéia de um ambiente hospitalar tradicional e também reinserir os usuários na sociedade. Nessa perspectiva de ressocialização, o CAPS-AD não tem a função de realizar internamento dos usuários, pelo contrário, os atendimentos acontecem durante o dia e os usuários retornam ao convívio com suas famílias.
Segundo a diretora da unidade, Geíza Cavalcante, diferentes planos de ação são traçados pela equipe. "Não buscamos manter os usuários entre quatros paredes durante todo tempo. Nós queremos que as pessoas conheçam a unidade, mas que também sintam segurança quanto a sua liberdade". A diretora destacou ainda que é muito importante o apoio das Equipes de Saúde da Família, dos órgãos de proteção como CREAS, além de outros órgãos públicos para que o trabalho aconteça em conjunto.
A unidade do CAPS tem uma estrutura nova e foi recentemente inaugurada.